fbpx

logo

Como o Teste Vocacional Ajuda na Escolha da Profissão - Plenu RH

publicado em:25/02/21 12:21 PM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

De certo, não é uma tarefa fácil escolher a profissão certa. É necessário fazer uma análise pessoal e também do mercado de trabalho, para não se arrepender depois. Mas e quando você nem mesmo conhece bem suas aptidões e talentos ou está em dúvida entre várias opções? Talvez seja o caso de procurar um teste vocacional para guiar a sua decisão com mais segurança. Siga a leitura para entender como ele pode lhe ajudar.

mulher executiva tocando nos óculos fez teste vocacional para decidir a profissão

O que é teste vocacional?

O teste vocacional é um instrumento que, através de técnicas como questionários e entrevistas, avalia suas habilidades, afinidades e tendências, de modo a identificar quais profissões são mais compatíveis com a pessoa avaliada.

O profissional que realiza a orientação vocacional deve analisar de forma cuidadosa vários aspectos do entrevistado, como pontos fortes e fracos, o contexto vivido e influências, traçando um perfil de personalidade, que pode ocorrer após vários encontros.

O autoconhecimento é a ferramenta primordial para descobrir a vocação ideal, o que não é tão simples quanto parece, pois é um processo constante ao longo da vida. Todavia, é possível analisar suas principais características pessoais para decidir qual caminho seguir.

Assim, de posse desse laudo, o profissional pode apresentar as possibilidades de carreira onde a realização é mais provável. Por exemplo, uma pessoa extrovertida, carismática e de fácil comunicação pode ter sucesso em profissões como jornalismo, publicidade ou relações públicas.

mãos escrevendo em uma prancheta durante teste vocacional

Quais as vantagens do teste vocacional?

Os benefícios dessas técnicas são vários para quem passa por elas.

Um deles é o autoconhecimento, tão importante em diversos aspectos da vida. Você vai conhecer traços da sua personalidade e aptidões muitas vezes desconhecidas, além de suas limitações.

Outra vantagem é que muitas vezes você vai descobrir que tem afinidade com profissões que antes nem considerava, abrindo, assim, o seu leque de opções.

Além disso, a probabilidade de entrar em uma carreira por estar na moda ou  por influência alheia reduz significativamente, já que você terá mais ciência do que quer e do que pode desempenhar bem.

E, naturalmente, uma pessoa feliz com o que faz é também um profissional mais competente e realizado, com muito mais chances de crescer e se desenvolver na área, formando um currículo de sucesso.

O teste vocacional é um grande aliado na hora de decidir o seu futuro profissional. Se você tem dúvidas sobre o que fazer e quer aumentar as suas chances de realização futura, recorrer a esse meio vai ajudar muito na decisão. Apenas tenha cuidado na hora de escolher onde fazer. Procure uma empresa reconhecida, com profissionais sérios e com conhecimento das técnicas utilizadas.



Post Tags