fbpx

logo

Dia da Consciência Negra - Plenu RH

publicado em:20/11/20 12:44 PM por: Renato Tarso GeralNotícia

O Dia da Consciência Negra é comemorado anualmente dia 20 de Novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, e foi instituído como feriado oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A Data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Dia da Consciência Negra é comemorado anualmente dia 20 de Novembro
Dia da Consciência Negra

A cultura escravista no Brasil

Não há dúvidas de que os 4,9 milhões de africanos trazidos como escravos para o Brasil são as vítimas. Nenhum outro lugar do mundo recebeu tantos escravos. Em comparação, nos Estados Unidos, foram 389 mil. (Fonte: BBC – por: Amanda Rossi)

Escravo Negro sendo Açoitado
Escravo sendo Açoitado

Navios portugueses e brasileiros fizeram mais de 9 mil viagens com africanos escravizados, e o número de viagens negreiras para o Brasil foi crescendo à medida que a exploração econômica baseada no trabalho escravo avançava – o açúcar, no Nordeste, o ouro, em Minas Gerais, e o café, em São Paulo.

Tal costume perdurou por décadas a fio, mesmo após leis e tratados contra a escravidão como a Lei Aurea. Com mais de 80 milhões pessoa de origens africanas, o Brasil é o país líder em habitantes negros nas Américas, tendo a maior população negra fora da África, como mostra Este Levantamento.

Um dos impactos destes fatores é evidenciado em uma ótima matéria do jornal ATARDE, que diz: “[..] Apesar de as vítimas negras corriqueiramente serem maioria nos registros, o dado de 2017 mostra que essa prevalência tem crescido. Em 2007, por exemplo, os negros eram 63,3% dos assassinados, proporção que aumentou continuamente até atingir os 75,5% em 2017 – foram 49,5 mil homicídios contra negros naquele ano e 16 mil de não negros.”

Isso nos leva a um maior entendimento sobre as origens de uma cultura extremamente exploradora, trazendo ao Brasil uma realidade em que a maioria das pessoas, tem a minoria das oportunidades.

Movimentos pela Conscientização

Para os militantes do movimento negro, a data é importante para o reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira. Os temas principais abordados são a discriminação, o racismo, a desigualdade social, a inserção do negro na sociedade, a religião e a cultura afro-brasileiras, etc.

A discussão sobre inclusão do negro no mercado de trabalho é um dos assuntos mais urgentes população brasileira, aponta o estudo feito pelo ThinkWithGoogle em janeiro de 2020, que reuniu a opinião de especialistas, assim como homens e mulheres autodeclarados pretos e pardos.

A Urgência e a Relevância

A pesquisa levanta discussões de maior relevância para os negros brasileiros, quase 60% da população. Revela que 46% dos entrevistados consideram a inclusão do negro no mercado de trabalho o assunto de maior urgência a ser discutido.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 12,6 milhões de desempregados em 2019, 65% são negros.

Números da Violência contra os Negros no Brasil

Diz o Estudo: “[..] é sempre necessário apontar: pessoas negras precisam ter os mesmos acessos e oportunidades que pessoas brancas têm. [..] Na verdade, proporcionalidade é uma questão que vai além do equilíbrio numérico: se relaciona também com os perfis que mais têm espaço em comparação aos que menos se sentem inseridos”.

O papel desempenhado por empresas, pelas personalidades e por marcas de amplo alcance – no que tange a missão importante de conscientização sobre as injustiças para com os negros – tem alto nível de responsabilidade social e deve ser constantemente relembrado.



Post Tags