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Ação Promocional: o que é e quais os tipos? - Plenu RH

publicado em:22/03/21 9:38 AM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

As ações promocionais, quando bem planejadas e executadas, são uma ótima maneira de apresentar ou aproximar a sua marca/produto do consumidor. Por isso é tão importante um bom planejamento e execução, pois esse contato precisa gerar uma boa impressão ao cliente.

Mas o que é ação promocional e quais os tipos? Continue a leitura e entenda melhor.

mulher mostrando produto para homem em supermercado em uma ação promocional

O que é Ação Promocional?

É uma estratégia de marketing que objetiva estreitar o relacionamento da empresa com o consumidor, criando experiências interativas e agradáveis que fortaleçam a marca e, consequentemente, gerem melhores resultados nas vendas.

São ações direcionadas a objetivos específicos, que podem ser o lançamento de um produto, a promoção de vendas de um item já existente no mercado, ou a fidelização de clientes, por exemplo. As ações promocionais podem ser presenciais no PDV (ponto de venda) ou não.

Quais os tipos de Ação Promocional?

Existem diversos tipos de ação promocional, e explicamos aqui algumas das mais utilizadas. Veja abaixo os tipos mais executados:

Descontos e ofertas

Muito usados tanto por empresas de varejo como de serviços, os descontos e ofertas fazem com que certos produtos ou serviços tenham um preço mais baixo, atraindo consumidores e girando o estoque mais rapidamente.

Programa de pontuação

O programa de pontuação gera benefícios aos clientes que consomem de determinado estabelecimento, e assim incentiva a fidelidade à marca, já que as pessoas tendem a dar preferência à ela para aumentar a pontuação.

Demonstrações

Costumam ser feitas no PDV e visam promover um produto ou serviço, mostrando como pode ser usado e que resultados pode levar ao cliente. A experiência deve ser caprichada para que o cliente guarde boas sensações do contato com o produto.

Brindes

Uma ótima forma de fidelizar clientes, afinal quem não gosta de receber um presentinho? Além disso, a marca da empresa vai impressa no objeto, se fazendo presente no cotidiano de quem o recebe. Aí valem canetas, chaveiros, calendários etc.

Degustações e amostras

São excelentes para que as pessoas experimentem o sabor ou os benefícios do produto/serviço e desejem comprar depois. Muito comuns no PDV, é importante proporcionar uma experiência sensorial agradável, o que pode aumentar a percepção de valor.

Atividades e blitz promocional

Esse tipo de ação promocional deve ser feita com muita criatividade. São práticas para divertir ou se conectar com o cliente, e pode ser apresentando um vídeo ou pedindo para girar uma roleta, por exemplo. Podem incluir a entrega de brindes como premiação.

Sorteios e concursos

O cliente preenche um cadastro, responde uma pergunta ou cumpre algum tipo de atividade para participar do sorteio ou concurso. O prêmio deve ser interessante e a participação de fácil acesso, e podem ser implementados no PDV ou fora dele.

homem mostrando televisão a outro em ação promocional em uma loja

Quais as vantagens da Ação Promocional?

Essa estratégia de marketing traz diversas vantagens para o seu negócio. Confira o que ela pode fazer pela sua empresa.

  • Captação de novos clientes;
  • Fidelização de quem já compra de você;
  • Divulgação de um novo produto;
  • Fortalecimento da marca;
  • Redução de estoque de forma inteligente;
  • Destacar-se dos concorrentes.

É importante uma ação promocional bem planejada para que os resultados sejam positivos, sem surpresas negativas. Atuando desde 1988, a Plenu realiza com excelência as ações promocionais no PDV, desde o planejamento, passando pelo treinamento dos promotores de venda e a execução. Em qualquer lugar do Brasil que sua empresa estiver, o nosso objetivo é levar os melhores resultados para o seu negócio. Fale conosco para saber mais.



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