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Ação Promocional: o que é e quais os tipos? - Plenu RH

publicado em:22/03/21 9:38 AM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

Se a sua empresa preza pelo bom relacionamento com o cliente e deseja gerar encantamento, você precisa aproveitar as ferramentas do marketing promocional. As ações promocionais, quando bem planejadas e executadas, são uma ótima maneira de apresentar ou aproximar a sua marca/produto do consumidor. Por isso é tão importante um bom planejamento e execução, pois esse contato precisa gerar uma boa impressão e uma experiência agradável ao cliente. Mas o que é ação promocional, quais os tipos e suas vantagens? Continue a leitura e entenda melhor.

mulher mostrando produto para homem em supermercado em uma ação promocional

O que é Ação Promocional?

É uma estratégia de marketing que, a partir de uma boa pesquisa do público-alvo, objetiva estreitar o relacionamento da empresa com o consumidor, criando experiências interativas e agradáveis que fortaleçam a marca e, consequentemente, gerem melhores resultados nas vendas.

Para isso são realizadas ações direcionadas a objetivos específicos, que podem ser o lançamento de um produto, a promoção de vendas de um item já existente no mercado, ou a fidelização de clientes, por exemplo. As ações promocionais podem ser presenciais no PDV (ponto de venda) ou não.

Quais os Tipos de Ação Promocional?

Existem diversos tipos de ação promocional, e explicamos aqui algumas das mais utilizadas. Veja abaixo os tipos mais executados:

Descontos e ofertas

Muito usados tanto por empresas de varejo como de serviços, os descontos e ofertas fazem com que certos produtos ou serviços tenham um preço mais baixo, atraindo consumidores e girando o estoque mais rapidamente.

promotora de vendas em ação promocional informando oferta de ovos de Páscoa para consumidores de supermercado
Promotora de vendas informando oferta a consumidores em supermercado

Programa de pontuação

O programa de pontuação gera benefícios aos clientes que consomem de determinado estabelecimento, e assim incentiva a fidelidade à marca, já que as pessoas tendem a dar preferência à ela para aumentar a pontuação.

Demonstrações

Costumam ser feitas no PDV e visam promover um produto ou serviço, mostrando como pode ser usado e que resultados pode levar ao cliente. A experiência deve ser caprichada para que o cliente guarde boas sensações do contato com o produto.

promotor de vendas demonstrando televisão a cliente em ação promocional em loja
Promotor de vendas fazendo demonstração de televisão a cliente de loja

Brindes

Uma ótima forma de fidelizar clientes, afinal quem não gosta de receber um presentinho? Além disso, a marca da empresa vai impressa no objeto, se fazendo presente no cotidiano de quem o recebe. Aí valem canetas, chaveiros, calendários etc.

promotora de vendas entregando brinde em ação promocional em supermercado
Promotora de vendas entregando brinde a cliente

Degustações e amostras

São excelentes para que as pessoas experimentem o sabor ou os benefícios do produto/serviço e desejem comprar depois. Muito comuns no PDV, é importante proporcionar uma experiência sensorial agradável, o que pode aumentar a percepção de valor.

promotora de vendas em supermercado fazendo ação promocional de degustação com cliente
Promotora de vendas fazendo ação promocional de degustação para cliente

Atividades e blitz promocional

Esse tipo de ação promocional deve ser feita com muita criatividade. São práticas para divertir ou se conectar com o cliente, e pode ser apresentando um vídeo ou pedindo para girar uma roleta, por exemplo. Podem incluir a entrega de brindes como premiação.

promotora de vendas com cliente em ação promocional de blitz
Promotora de vendas em ação promocional de blitz com cliente

Sorteios e concursos

O cliente preenche um cadastro, responde uma pergunta ou cumpre algum tipo de atividade para participar do sorteio ou concurso. O prêmio deve ser interessante e a participação de fácil acesso, e podem ser implementados no PDV ou fora dele.

Quais as vantagens da Ação Promocional?

Essa estratégia de marketing traz diversas vantagens para o seu negócio. É interessante observar que ela se insere no cotidiano do consumidor, mostrando a marca de forma mais próxima. Confira o que mais as ações promocionais podem fazer pela sua empresa.

Captação de novos clientes

Ações como as de demonstração e degustação, são uma ótima oportunidade de mostrar a quem ainda não é cliente o que seu produto tem a oferecer. E ao criar uma experiência agradável, ainda pode deixar boas lembranças na mente de quem participou. Assim, aumenta muito as chances de conquistar novos consumidores, que podem se tornar fiéis à marca.

Fidelização de quem já compra de você

Quantas vezes você já sentiu que uma empresa oferecia vantagens para lhe tornar cliente e depois parece que você perdeu totalmente a importância? É importante seguir cativando quem já fez a escolha de comprar de você. Ter um programa de fidelidade que acumula pontos, gera maiores chances do consumidor se manter fiel, pois receberá mais benefícios. Outra possibilidade é enviar um brinde ao cliente, que o verá como uma gentileza e pode ter o desejo de retribuir consumindo da sua empresa como forma de reciprocidade

Divulgação de um novo produto

Se sua marca já é conhecida, é um passo à frente. Mas um produto novo ainda pode gerar desconfiança nas pessoas, que pensam duas vezes antes de investir no que não conhecem. Por isso, ações promocionais de apresentação do produto são essenciais para remover esses obstáculos, e podem ser por meio de ações de demonstração, degustação ou amostras grátis, por exemplo.

Fortalecimento da marca

Não se trata apenas de divulgar seu logotipo, que é importante, mas não pára por aí. Quando você gera uma experiência agradável para o consumidor, acaba sendo criada uma memória afetiva em relação à sua empresa. Mesmo que seja no inconsciente, sem que isso seja racionalmente processado, é comum que o cliente dê preferência para comprar de quem lhe provoca boas emoções.

Redução de estoque de forma inteligente

Se você verificar que um produto está “empacado” nas prateleiras, pode ser uma boa ideia lançar descontos e promoções para que ele tenha saída. Dessa forma você recupera o valor investido sem deixar que o item perca a validade ou fique defasado. Lembre-se que produto estagnado é dinheiro parado.

Destacar-se dos concorrentes

Não investir em marketing promocional é ficar na mesmice e correr o risco de ser passado para trás pelo seu concorrente que estiver investindo. Conhecendo bem o seu público, é possível investir com criatividade em ações que o conquiste cada vez mais, deixando sua empresa à frente no mercado.

É importante que uma ação promocional seja bem planejada para que os resultados sejam satisfatórios, sem surpresas negativas. Atuando desde 1998, a Plenu realiza com excelência as ações promocionais no PDV, na região norte e nordeste do Brasil, passando pelo treinamento dos promotores de venda e o acompanhamento da execução.

Criamos em conjunto com o cliente o briefing da ação de acordo com o objetivo. Nossa meta é levar os melhores resultados para o seu negócio. Fale conosco para saber mais.



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