fbpx

logo

O que é Treinamento Corporativo e qual sua Importância para Empresas

publicado em:11/03/21 11:46 AM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

Você deve concordar que um negócio só pode crescer e ter sucesso com o apoio de colaboradores capacitados e dedicados ao que fazem. Outro ponto é que as empresas percebem cada vez mais que, para manter os bons funcionários, é preciso mais do que oferecer um salário justo com benefícios. E para ajudar a solucionar essas e outras questões, existe o treinamento corporativo.

Vamos explicar melhor o que é e como ele pode ajudar a sua organização a alçar vôos mais altos. Para isso, continue a leitura.

equipe de colaboradores sentada em sala de aula recebendo treinamento corporativo
Colaboradores recebendo treinamento.

O que é Treinamento Corporativo ?

Esse recurso é um conjunto de aulas teóricas e práticas ministradas para uma equipe ou um funcionário de forma individual, com o objetivo de desenvolver novas habilidades ou aprimorar as que já existem, além de trabalhar a motivação e a cultura organizacional.

Para isso, será elaborada uma metodologia específica para abordar e transmitir o conhecimento da forma mais eficaz, de acordo com o objetivo da organização, o perfil dos colaboradores que serão treinados e da área em que atuam.

O treinamento pode ter uma abordagem técnica ou comportamental com o propósito de melhorar o desempenho do trabalhador na execução das tarefas e impulsionar o seu desenvolvimento. Assim, por exemplo, o foco pode ser capacitar um funcionário para realizar uma ação promocional de vendas específica, ou para desenvolver a criatividade, a oratória e a motivação.

Tudo depende das necessidades da organização e isso vai ser definido junto da empresa especializada para fazer o treinamento, que realizará um diagnóstico da situação.

Importância do Treinamento Corporativo para Empresas

Assim como a terceirização de serviços, o treinamento empresarial é mais uma ótima estratégia para o desenvolvimento de um negócio.

Esse é um investimento que trará retorno ao seu negócio desde o curto prazo, já que, além das novas habilidades, seus colaboradores ganham uma boa dose de motivação. E um bom ambiente de trabalho e funcionários qualificados vão gerar melhores resultados como consequência. Além disso, evita investimentos futuros em recrutamento e seleção por conta da desistência de colaboradores ou por erros operacionais.

Confira com mais detalhes algumas das vantagens que ele proporciona à empresas:

Aumento da motivação no trabalho

Os colaboradores sentem que são valorizados e importantes à organização, pois ela está investindo na sua capacitação. Além disso, quando se aprende algo novo, queremos colocar tudo em prática e nos sentimos mais confiantes no que fazemos. Tudo isso contribui para uma maior motivação no trabalho.

Capacitação dos funcionários

O treinamento traz novos conhecimentos e habilidades, aperfeiçoando a qualidade do serviço desenvolvido por cada trabalhador. Isso pode refletir em maior agilidade e eficiência, melhor atendimento ao cliente ou mais capricho na produção de um produto ou serviço.

Maior integração à cultura organizacional

Através do treinamento corporativo também é possível trabalhar a assimilação da cultura organizacional no corpo funcional, alinhando objetivos e transmitindo e treinando os colaboradores a adotarem os valores da empresa no dia a dia

Melhoria no relacionamento interpessoal entre o corpo funcional

O treinamento coletivo promove uma maior interação entre os membros da equipe, que podem se conhecer melhor e “quebrar o gelo”. Também possibilita que profissionais de diferentes setores compreendam o que cada um desempenha e a importância de atuarem em conjunto em torno dos objetivos da empresa.

equipe de colaboradores sentada em sala de reunião recebendo treinamento corporativo de uma mulher
Colaboradores recebendo qualificação profissional.

Melhor trabalho em equipe

Com a melhoria do relacionamento entre os colaboradores e a maior clareza de todos sobre as metas corporativas, os trabalhos em equipe tendem a ser mais harmônicos e com foco na mesma direção.

Aumento da satisfação do empregado

É muito bom quando trabalhamos em um lugar que nos traz realização, concorda? E isso acontece quando temos motivação, metas claras e um bom ambiente organizacional. É o que o treinamento corporativo pode proporcionar aos seus colaboradores quando bem planejado e feito com a frequência adequada.

Retenção de talentos e redução de turnover

Colaboradores motivados, que se sentem valorizados e entendem seu papel na empresa, dificilmente irão querer sair dela. Ou seja, investir em treinamento empresarial pode fazer a organização economizar em novos processos de recrutamento e seleção, pois irá conseguir reter mais os seus talentos.

Redução de erros e de desperdício

Com a capacitação, os colaboradores são mais preparados e desenvolvem um serviço melhor, reduzindo a chance de erros e consequentemente de desperdício na empresa.

Maior produtividade

Naturalmente, sentindo-se valorizados, motivados e em um bom ambiente de trabalho, os funcionários tendem a trabalhar com mais foco em metas, sabendo o que é esperado deles, e com mais qualidade.

Melhores resultados organizacionais

Trabalhadores motivados, satisfeitos, capacitados, imersos na cultura organizacional e com bom relacionamento interpessoal vão produzir mais e melhor. E isso vai ser refletido nos resultados gerais da organização, que devem vir superiores e mantendo seus talentos no time.

Vantagens do Treinamento Corporativo para Funcionários

Quem não quer trabalhar em uma organização que investe na qualificação do seu quadro de pessoal? Afinal o conhecimento é um bem que, após adquirido, não se tira mais. E funcionários satisfeitos trabalham muito melhor e ajudam a formar um ambiente organizacional agradável para todos.

Por isso, o treinamento empresarial não auxilia somente a empresa, mas também traz uma série de benefícios aos colaboradores, como:

  • maior conhecimento e qualificação profissional;
  • expansão de horizontes e de possibilidades;
  • mais conhecimento sobre as próprias competências e deficiências;
  • melhor interação com os colegas;
  • motivação para o trabalho;
  • maior valorização por parte da empresa;
  • autoconfiança no que faz.
equipe de trabalho em sala de aula para treinamento corporativo
Imagem por mego-studio
Equipe de trabalho em sala de aula recebendo treinamento.

Como Planejar um Treinamento Corporativo?

Para ter sucesso, é preciso ter alguns cuidados no planejamento e execução dessa técnica. São quatro etapas básicas:

Diagnóstico

É a fase inicial, onde se vai pesquisar e analisar as necessidades da empresa e de cada um dos seus setores, tomando nota dos pontos fortes e fracos a serem trabalhados.

Planejamento

É o momento de traçar o plano de acordo com os objetivos a serem alcançados, definindo o orçamento, o conteúdo, as dinâmicas e os métodos a serem utilizados.

Implementação

Aqui é a etapa em que se deve motivar e convidar os funcionários a participarem do treinamento, e implementá-lo de fato.

Mensuração

Por fim, é interessante mensurar se a capacitação fez a diferença na vida de cada colaborador. Isso pode ser feito através de uma pesquisa com os participantes, verificando a taxa de abandono do treinamento e acompanhando os resultados seguintes da empresa.

Agora que você sabe o que é treinamento corporativo e as vantagens para empresas e funcionários, sobram razões para implementá-lo na sua organização, afinal ele melhora os seus resultados e a satisfação dos trabalhadores. Procure uma empresa qualificada e com credibilidade no mercado para diagnosticar suas necessidades e realizar a melhor capacitação aos seus colaboradores. Entre em contato conosco e agende uma avaliação.



Post Tags