fbpx

logo

Como Melhorar a Produtividade no Trabalho? - Plenu RH

publicado em:16/06/21 3:00 PM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

Quem nunca sentiu que o tempo passou voando e que não conseguiu fazer quase nada do que se propôs? Isso é muito comum, e é necessário desenvolvermos algumas técnicas e rotinas para que nossa energia seja direcionada para o que é importante, melhorando a produtividade no trabalho. São práticas que podem ser incorporadas tanto por profissionais de forma voluntária, quanto na gestão estratégica de uma empresa, em especial pelo departamento de Recursos Humanos.

Confira algumas dicas para aumentar sua produtividade no trabalho, assim como a dos seus funcionários.

Dicas de Produtividade no Trabalho

Cada pessoa ou organização deve analisar e desenvolver seus próprios processos de produtividade. Para ajudar, listamos algumas práticas de sucesso:

Prepare seu Ambiente de Trabalho

O lugar onde você trabalha influencia muito no seu desempenho. Invista em ergonomia, providenciando uma cadeira aconchegante, mesa adequada, suporte para notebook e/ou base para monitor, e o que mais ajudar você a ficar confortável para a jornada. Se não depende de você, converse com seus gestores sobre o assunto.

As empresas têm, cada vez mais, se preocupado em proporcionar ambientes agradáveis e com espaços de relaxamento e descontração, tudo para melhorar a eficiência no trabalho e a qualidade de vida dos colaboradores.

Defina Metas e Objetivos

A empresa deve definir as metas e objetivos esperados dos colaboradores, para que tenham um direcionamento e uma “linha de chegada” no trabalho desenvolvido.

Isso também vale para cada profissional.

Organize sua rotina de trabalho, tomando nota do que precisa fazer em cada dia ou semana. Dessa forma, você não se perde nas tarefas e vai ter suas metas à vista para se estimular.

Invista em Treinamento e Qualificação

Quando não aprendemos nada de novo por muito tempo, tendemos a nos sentir estagnados e desestimulados profissionalmente. Investir em treinamentos corporativos e em cursos de qualificação faz com que os conhecimentos sejam reciclados e que se aprenda algo de novo.

Isso é refletido na produtividade no trabalho, já que a tendência é colocar em prática o que foi aprendido. Se você precisar de treinamento para a sua empresa, conte com a Plenu.

mulher em escrivaninha anotando em agenda prioridades para ter produtividade no trabalho
Foto por pressfoto
Mulher planejando o dia de trabalho em agenda

Organize suas Demandas

Visualizar o que você tem para fazer ajuda bastante a manter o foco no que precisa, além de dar uma satisfação quando você cumpre e sinaliza a tarefa como concluída. Para isso, você pode usar planilhas, ferramentas como o Trello, ou a tradicional agenda, para quem prefere se organizar com papel físico.

Priorize Tarefas

No momento de organizar o seu dia, sinalize quais as tarefas mais importantes, que devem ser prioridade, e as que são possíveis delegar ou postergar um pouco mais. Assim você evita perder tempo com coisas não tão importantes e prioriza o essencial.

O que pode impactar a produtividade no trabalho

Existem alguns vilões que, muitas vezes sem percebermos, drenam nosso tempo e energia, como:

Desorganização

É difícil se encontrar e se estimular em um ambiente desorganizado e sem priorização de tarefas. Acabamos nos distraindo mais facilmente e cumprindo atividades de menor importância em detrimento de outras essenciais.

Redes Sociais

Aquela pausa no trabalho para verificar as redes sociais pode facilmente se transformar em 30 minutos ou 1 hora. Então fique atento para não deixar isso acontecer, pelo menos não com frequência.

Whatsapp

Na mesma linha do tópico anterior, temos que estar vigilantes para não nos deixarmos envolver em conversas aleatórias de grupos ou de amigos quando estamos precisando de concentração. Isso não quer dizer não usar mais essa ferramenta, mas sim saber dosar para não passar do ponto.

Com essas dicas, a sua produtividade no trabalho vai ter uma evolução drástica. Experimente pôr em prática e observe os benefícios na sua vida profissional e nos resultados da sua empresa. Vale lembrar que o nível de eficiência de um colaborador também depende muito dos esforços da empresa em incentivá-lo.