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Gestão Estratégica de Pessoas: o que é e como aplicar em sua empresa

publicado em:23/04/21 9:10 AM por: Renato Tarso GeralNotícia

Com as mudanças na sociedade e observando os anseios dos millennials e da geração Z, a relação entre empresas e colaboradores tem mudado bastante. Entramos em uma era em que a gestão tradicional, centralizadora e hierárquica, vem perdendo espaço para a gestão estratégica de pessoas, que é cada vez mais difundida. Com ela, se alcançam melhores resultados nos negócios e maior realização pessoal dos funcionários. Continue a leitura para entender no que consiste, quais os seus pilares e como ter uma equipe de sucesso.

mulher a frente de mesa em reunião aplica a gestão estratégica de pessoas para ter uma equipe de sucesso
Gestora liderando equipe de colaboradores

O que é Gestão Estratégica de Pessoas

Esse é um método de gestão que é iniciado e monitorado pelo setor de recursos humanos. Mas para dar certo deve ser abraçado por todas as lideranças. A gestão estratégica de pessoas busca alinhar interesses e necessidades da empresa e de seus colaboradores, focando em proporcionar crescimento e motivação a estes, desenvolvendo e retendo os talentos.

Isso quer dizer que todos os membros são vistos como cruciais, e o crescimento dos colaboradores também é o crescimento da organização. Afinal, como sabemos, um funcionário satisfeito e realizado, trabalha melhor e ambas as partes saem ganhando.

Pilares da Gestão Estratégica de Pessoas

Como ter uma equipe de sucesso? Para isso existe este modelo de gestão, que para ser colocado em prática, é preciso que sejam aplicados alguns métodos no dia a dia, que podemos considerar como pilares. Podemos resumir em:

Promoção da Cultura Organizacional

É o conjunto de princípios, valores, hábitos e políticas que norteia todo o trabalho da empresa. Ela deve ser constantemente promovida, de modo que líderes e subordinados vistam a camisa e sintam-se parte daquele todo. Isso começa, inclusive, durante o processo de recrutamento e seleção, para que sejam admitidas pessoas que se afinam com a cultura organizacional, o pode ser reforçado com treinamento posterior.

Treinamentos e Capacitação

O treinamento e a capacitação profissional permite que o funcionário se desenvolva dentro da empresa, melhorando a qualidade do trabalho e até possibilitando voos maiores dentro da própria organização. Pode-se considerar como um investimento que vai ser revertido em frutos.

Dessa forma, mostra-se ao colaborador que ele é valorizado e que acredita-se no seu potencial, gerando o desejo de devolver a confiança que lhe foi depositada, mais motivação e melhores resultados.

É importante lembrar que os líderes também devem passar por treinamentos, não só para melhorar suas habilidades, mas também para que saibam motivar e engajar os subordinados nos parâmetros da gestão estratégica de pessoas.

homem orientando três colaboradores em escritório aplica a gestão estratégica de pessoas para ter uma equipe de sucesso
Gestor orientando equipe de colaboradores

Plano de Carreiras

O plano de carreiras demonstra que a empresa deseja reter e desenvolver seus talentos. É um caminho que o trabalhador irá percorrer, se desenvolvendo e atingindo metas que adiante podem colocá-lo em um cargo com mais responsabilidades e melhor remuneração. O plano de carreiras é mais uma forma de motivar os colaboradores e demonstrar que importam dentro da organização.

Comunicação Interna

Uma boa comunicação dentro da empresa ajuda a transmitir e reforçar a cultura organizacional, e é essencial para que não haja mal entendidos. Com a comunicação interna os colaboradores sentem-se integrantes do negócio, e isso inclui o diálogo acessível com os líderes e feedback sobre o trabalho desenvolvido.

Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe possibilita maior integração entre os colaboradores e até entre diferentes setores, além de maior oportunidade de inovação e bons resultados, pois já diz o ditado: “duas cabeças pensam melhor que uma”. Dividir tarefas também reforça o relacionamento interpessoal, a diversidade de opiniões e evita a sobrecarga e a concentração de responsabilidades.

Quer saber como ter uma equipe de sucesso e implantar a metodologia necessária na sua empresa? A Plenu lhe ajuda a implantar a gestão estratégica de pessoas. Converse conosco para que possamos chegar à melhor solução.



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