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Cultura de feedback: vantagens e como implantar na sua empresa

publicado em:13/07/21 2:56 PM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

Alguns dos seus objetivos são aumentar a eficiência da sua equipe, melhorar a comunicação, deixar os profissionais motivados e ter mais resultados? Se sim, a cultura de feedback não pode faltar na sua empresa! Ela torna possível progressos constantes e resultados cada vez melhores.

Mas o que é cultura de feedback e como você pode implantá-la na sua organização? Continue a leitura e descubra.

O que é cultura de feedback

O significado é simples: a palavra inglesa feedback significa retorno, ou resposta. Então a cultura de feedback se trata de adotar uma comunicação de mão dupla na empresa. Assim, há a prática de dar retornos frequentes aos colaboradores sobre o trabalho desenvolvido, direcionando onde podem melhorar e o que já estão fazendo de certo. 

Mas não para por aí. Isso também significa estimular os funcionários a exporem suas opiniões, seja em relação a um projeto, a tarefas desenvolvidas ou outra situação que mereça um esclarecimento.

Dialogar com sua equipe sobre o trabalho pode até não parecer, mas é uma das melhores maneiras de fazê-la crescer profissionalmente.

Vantagens da cultura de feedback

A cultura de feedback é uma estratégia de longo prazo. Então se você mantiver a constância, vai aproveitar cada vez mais os ótimos resultados. Confira algumas das principais vantagens:

Motivação

Quando os colaboradores são reconhecidos por seus esforços, sentem que são notados e valorizados, e têm muito mais motivação no trabalho. E mesmo quando erram, ao receberem um direcionamento do gestor, ficam sabendo o que precisam melhorar e torna-se bem mais fácil ter progressos.

Comunicação sem ruídos

A troca de impressões que a cultura de feedback proporciona, gera uma comunicação mais clara. Afinal, a abertura que todas as partes possuem para conversar, faz com que haja menos desentendimentos e falatórios e consequentemente há um clima melhor na empresa. 

Melhores resultados

O que você acha que acontece quando pessoas motivadas, que sabem onde têm que melhorar e que confiam umas nas outras trabalham juntas? A tendência é mais qualidade na vida dos funcionários, mais produtividade e melhores resultados na organização.

Gestor e colaborador conversando em empresa com cultura de feedback
Foto por drobotdean
Gestor e colaborador conversando em empresa com cultura de feedback

Como implantar a cultura de feedback na sua empresa?

Implantar a cultura de feedback na sua empresa não é difícil, mas exige que você tome alguns cuidados antes de começar.

Crie um ambiente confortável

É muito importante que seus funcionários se sintam confortáveis e seguros para se comunicarem com você e outros gestores. O objetivo do feedback não é constranger nem humilhar ninguém. Então, seja simpático e tente deixar seu colaborador à vontade para ouvir o que você tem a dizer. Cada pessoa precisa sentir que está tendo uma conversa agradável, e não que está levando uma bronca.

Faça do feedback um hábito

Lembre-se de sempre dar feedbacks aos seus colaboradores, de preferência a cada nova entrega que fizerem. Quando você cria o hábito de conversar com a sua equipe, ela começa a encarar seus comentários como algo bom, e isso ajuda a todos.

Esteja disposto a receber feedbacks

A cada feedback que você dá, cria a oportunidade de ajudar o outro a melhorar como profissional. Mas o que você também cria é a oportunidade para que outros profissionais contribuam com você. Por isso, tenha uma postura aberta para ouvir seus colaboradores, ou mesmo pergunte se eles têm algo a dizer.

Se forem bem feitos, os feedbacks vão ajudar toda a sua empresa a trabalhar melhor. Como resultado, você vai conseguir um ambiente de trabalho agradável, com pessoas motivadas, satisfeitas, eficientes e que dão mais resultados.

Agora que você já viu a importância da cultura de feedback, que tal começar a praticar isso com seus funcionários?