fbpx

logo

Gestão de Pessoas: conheça os principais erros e como evitá-los

publicado em:22/05/21 11:57 AM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

O que seria de uma empresa sem as pessoas? Por mais moderna e automatizada que uma organização seja, os recursos humanos que a formam são os maiores responsáveis pelos seus resultados e conquistas. Sem o estímulo necessário, a produtividade cai e a saída de talentos aumenta. E isto tem despertado cada vez mais atenção para a importância de uma boa gestão de pessoas.

Muito se fala do que fazer para ter uma equipe de sucesso, mas quais são os principais erros cometidos e como evitá-los? Continue lendo e descubra.

1) Não se preocupar com a cultura organizacional

A cultura organizacional dá identidade à empresa e norteia a atuação dos colaboradores. Quando ela não é cultivada adequadamente, não há um padrão corporativo de qualidade e é possível que os funcionários sintam-se perdidos, causando também desmotivação.

É importante que a gestão de pessoas identifique qual é ou qual deve ser a cultura organizacional, comunicá-la adequadamente e estimular todos os níveis da empresa a abraçá-la.

2) Não investir em treinamento corporativo

Não basta contratar bons colaboradores e só esperar que eles façam o melhor. Cada vez mais, as pessoas desejam sentir que estão crescendo na carreira e que são valorizadas, e se a sua empresa não proporcionar isso, os concorrentes provavelmente irão.

É preciso investir no desenvolvimento profissional dos funcionários, e promover treinamentos corporativos é uma boa maneira de incentivá-los e desenvolvê-los.

3) Processo de recrutamento e seleção incorreto

O setor de gestão de pessoas deve ter cuidado ao planejar e executar o recrutamento e seleção de pessoas. Afinal, já pensou depois de todo o tempo e recursos gastos neste processo, o funcionário admitido mostrar que é incompatível com os valores da empresa?

Defina bem o que a organização precisa e avalie com cautela cada candidato.

gestor liderando equipe em sala de reunião procura evitar erros na gestão de pessoas
Gestor liderando equipe em sala de reunião

4) Comunicação interna ineficiente

A comunicação interna tem o papel de promover união e uniformidade de objetivos em uma empresa, trabalhando, também, a cultura organizacional continuamente. Uma empresa com falhas de comunicação abre espaço para mal entendidos e uma série de problemas.

Investir em comunicação faz com que os colaboradores sintam-se parte de um todo e trabalhem focando na mesma direção.

5) Não ter metas e objetivos claros

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”

Já dizia Lewis Carroll através do Gato, em Alice no País das Maravilhas.

Isso quer dizer que se não houver metas e objetivos claros determinados pela organização, os colaboradores não terão clareza sobre o que devem alcançar e não terão bons resultados. Além disso, logo se sentirão desmotivados por não terem a sensação de chegar a algum lugar.

6) Falta de feedback

Imagine a seguinte situação: você superou as expectativas e alcançou ótimos resultados. Mas de repente você percebe que ninguém elogiou o seu desempenho, e sente-se ignorado. Frustrante, não é?

Um feedback construtivo possibilita que o colaborador entenda o que pode ser melhorado e ajuste as velas. Ou no caso de acerto, faz com que ele sinta-se valorizado e reconhecido.

A Gestão de Pessoas tem uma grande responsabilidade nas mãos e pode definir os rumos de uma empresa. A Plenu existe para dar o apoio que você precisa nesse processo. Oferecemos um serviço especializado de recrutamento e seleção e organizamos treinamentos corporativos de acordo com o que sua empresa precisa. Para mais esclarecimentos, fale conosco.