fbpx

logo

Cultura Organizacional: o que é e a Importância dela para uma Empresa

publicado em:13/05/21 10:51 AM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

Quando você pensa em uma empresa como o Google, o que lhe vem à cabeça? Provavelmente que é um ambiente dinâmico, inovador, com flexibilidade, descontração e estímulo à criatividade. Essas características fazem parte de sua cultura organizacional, que é o que determina um clima próprio à organização. Claramente é um estilo bem diferente do de empresas com gestão tradicional, e é isso o que a cultura corporativa faz: dá identidade à forma com que se conduz os negócios e à maneira de lidar com clientes e funcionários.

Para entender melhor o que é, suas características e qual sua importância, continue com a leitura.

O que é Cultura Organizacional

É o conjunto de valores, crenças, hábitos e atitudes que norteiam o comportamento da organização e de quem faz parte dela. É a personalidade das empresas e o que as diferenciam umas das outras. Em outras palavras, Edgar Schein, no livro Cultura Organizacional e Liderança, diz:

“A cultura representa para grupos e organizações o mesmo que caráter para indivíduos”.

Vale destacar que, em geral, essa cultura é iniciada a partir do posicionamento e do comportamento de quem está à frente do negócio, como fundadores e importantes lideranças. Além disso, as características da sociedade e do mercado em que a empresa está inserida também influenciam. Aos poucos, vão se estabelecendo normas e costumes a serem seguidos por toda a equipe, refletindo o que a organização é.

A cultura corporativa pode ser organizada de forma inconsciente, como reflexo natural de vários fatores, ou de forma consciente e planejada, quando é colocada no papel e há um esforço para implementação nos processos de trabalho. Neste sentido, os recursos humanos e a comunicação interna desempenham um papel essencial.

trio de funcionários de empresa satisfeitos com cultura organizacional
Equipe de executivos trabalhando em sintonia

Qual a importância da Cultura Organizacional

Ela é percebida através de vários fatores, como: se a empresa tem hierarquia mais vertical ou horizontal, se é mais centralizadora ou participativa, se valoriza ou não inovações tecnológicas e criatividade, se adota um código de vestimenta formal ou casual etc. Assim, a cultura corporativa guia processos, decisões e caminhos que a empresa irá seguir.

Além disso, é muito importante que esteja bem definida e seja comunicada de forma clara, pois assim os colaboradores poderão aderir às características e objetivos da organização e se desenvolver em conjunto. Isso também no processo de recrutamento e seleção, quando o setor de recursos humanos deve levar em consideração esse panorama interno para que sejam contratadas pessoas que se alinhem aos valores da empresa.

Dessa forma, é muito mais provável ter um quadro de colaboradores engajados, trabalhando com o mesmo objetivo e criando uma vantagem competitiva frente às empresas concorrentes.

Como fortalecer a Cultura Organizacional

Esse conjunto de valores e atitudes deve ser constantemente comunicado e estimulado para que seja absorvido por todos que formam a organização. A cultura corporativa influencia na maneira com que os colaboradores percebem a empresa, e, consequentemente, no empenho, na produtividade e no turnover. Algumas formas de estimular essa cultura junto aos funcionários são:

  • Deixar claros os valores, a missão, a visão e os objetivos da empresa;
  • Promover treinamentos corporativos;
  • Investir em comunicação interna;
  • Incentivar o desenvolvimento dos colaboradores;
  • Levar em conta a cultura nos processos de recrutamento e seleção;
  • Realizar reuniões para entendimento das demandas internas;
  • Realocar funcionários para setores de acordo com a aptidão de cada um;
  • Fortalecer o padrão de atendimento ao cliente e aos colaboradores;
  • Realizar parcerias com outras empresas que atuem incentivando a inovação nos segmentos de tecnologia e marketing pessoal.

Empresas com uma cultura organizacional bem estabelecida podem ir mais longe e ter melhores resultados. Aqui na Plenu desenvolvemos treinamentos corporativos que ajudam muito neste processo. Entre em contato conosco para agendar uma avaliação.



Post Tags