fbpx

logo

O que você precisa saber sobre Recrutamento e Seleção de Pessoas

publicado em:26/03/21 2:49 PM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

Uma organização é feita, acima de tudo, de pessoas. Por isso, o departamento de gestão de pessoas das empresas e uma agência de recursos humanos têm grande importância para o seu desenvolvimento, na medida em que são responsáveis por atrair, desenvolver e manter os talentos. É claro que o ambiente de trabalho e a cultura organizacional também vão atuar na motivação dos funcionários, mas o recrutamento e seleção de pessoas são o primeiro passo para formar uma boa equipe que se enquadre nos propósitos da empresa.

Siga a leitura para entender o que é, qual a diferença entre os dois e as vantagens de implantá-los.

mulher executiva fazendo entrevista com candidato a emprego em processo de recrutamento e seleção de pessoas
Executiva de recursos humanos entrevistando candidato durante processo de recrutamento e seleção

O que é Recrutamento e Seleção de Pessoas?

São um conjunto de técnicas para captar e escolher pessoas para um cargo. Quando feito por uma agência de recursos humanos ou profissionais da empresa especializados na área, o processo é eficiente e faz bom uso dos meios que dispõe. Isso é bom para o contratante e para o colaborador escolhido, que tem mais chances de se realizar no novo emprego.

Afinal, processos de recrutamento e seleção de pessoas mal feitos podem gerar insatisfação futura do funcionário e, consequentemente, desperdício de tempo e de recursos para a empresa. Isso porque ela pode precisar refazer o processo para encontrar alguém adequado para a vaga, caso o colaborador desista do cargo.

Recrutamento e Seleção são a mesma coisa?

Muitas vezes citados como uma coisa só, existem diferenças entre os dois processos, que são momentos diferentes. Entenda:

Recrutamento

Essa é a fase de atração de candidatos, quando deve ser divulgada a vaga nos meios disponíveis e adequados pela empresa para receber currículos.

O objetivo é atrair ao máximo pessoas capacitadas dentro do esperado para o posto de trabalho. Por isso as informações devem estar bem claras, a divulgação bem planejada e com candidatura acessível.

Existem três tipos bem conhecidos de recrutamento e seleção de pessoas:

Recrutamento interno

Feito com colaboradores dentro da própria organização, geralmente para ocupar um cargo mais elevado aproveitando o conhecimento de quem já atua no local. É muito interessante para promover o desenvolvimento da equipe interna e tem menor custo para a empresa.

Recrutamento externo

Acontece quando a procura se dá por pessoas de fora da empresa, com divulgação e captação de currículos externos. A vaga pode ser divulgada diretamente pela organização ou através da contratação de uma agência de recursos humanos ou de empregos.

Recrutamento misto

Seguindo o conceito das formas de recrutamento anteriores, nesse método a candidatura à vaga se dá por colaboradores da empresa e também por profissionais externos em iguais condições.

casal de executivos entrevistando candidato a vaga por processo de recrutamento e seleção de pessoas
Dupla de entrevistadores com candidato durante seleção para uma vaga

Seleção

A próxima fase é a de seleção, quando os currículos recebidos serão analisados e será feita uma triagem dos candidatos. É nesse momento que são realizadas entrevistas, dinâmicas de grupo, teste de conhecimentos ou psicológico, entre outras técnicas que podem ser utilizadas pela agência ou setor de recursos humanos.

Recrutamento Interno X Recrutamento Externo: Qual Escolher?

Cada uma dessas formas de recrutamento e seleção de pessoas tem as suas vantagens, e para ajudá-lo a escolher a ideal para a sua organização, listamos as principais:

Vantagens do Recrutamento Interno

Motivação da equipe

Ter uma política de desenvolvimento e promoção interna, faz com que os colaboradores sintam mais motivação no trabalho e busquem evoluir suas habilidades. Afinal, quando houver uma vaga em cargo superior, eles poderão se candidatar e crescer dentro da empresa.

Retenção de talentos

A impossibilidade de crescer dentro da empresa é o que faz muitos talentos deixarem o local de trabalho. Saber que há uma política de desenvolvimento interno fará uma grande diferença na redução de turnover.

Menor custo

Ao procurar por candidatos dentro do ambiente da empresa, pode-se utilizar os meios de comunicação interna, e com isso economizar no custo de anúncios externos e no aluguel de ambientes para realização das dinâmicas de recrutamento e seleção.

Agilidade no processo

Com o recrutamento ocorrendo internamente, há uma redução na duração deste processo, pois não será necessário aguardar as respostas do anúncio externo nem pela realização de exame médico admissional, por exemplo.

Rápida adaptação ao ambiente

Já sendo parte do ambiente da empresa, o colaborador que subir de cargo só precisará se adaptar à nova função. Ou seja, a cultura organizacional já é conhecida deste, o que facilita bastante nesse processo.

mulher entrevistando candidato para processo de recrutamento e seleção de pessoas
Imagem por Racool Studio
Gestora entrevistando candidato para processo de recrutamento e seleção de pessoas

Vantagens do Recrutamento Externo

Ideias novas

Quando entra na empresa uma pessoa que ainda não está habituada ao dia a dia do novo ambiente, é muito mais provável que ela traga ideias diferentes e veja as questões por ângulos ainda não explorados.

Experiência

Ao recrutar de forma externa, é possível colocar entre as exigências a experiência anterior no cargo. Com isso, reduz-se o tempo de treinamento ao novo colaborador e aproveita-se seu conhecimento e experiência.

Visão externa

Muitas vezes, a empresa acaba por se fechar em uma bolha, o que torna bem difícil analisar seus próprios resultados e encontrar novas soluções. Quando o funcionário vem de um ambiente totalmente diferente, é possível aproveitar a sua visão externa sobre o que vem ocorrendo na organização e, assim, ter melhores resultados.

Competitividade

Se o novo colaborador era do quadro funcional de um concorrente, ou se já teve uma experiência anterior em um deles, a empresa ganha em competitividade. Afinal, o novo contratado trará sua forma de trabalho, além de informações valiosas da concorrência para o novo cargo.

Benefícios de um bom Recrutamento e Seleção de Pessoas

Esses processos devem estar a cargo de profissionais especializados para que tragam bons resultados e não desperdicem tempo e investimento financeiro da organização. Seja no recrutamento interno ou externo, quando bem executados, só haverá benefícios para a empresa, como:

  • Redução de custos;
  • Otimização de tempo;
  • Motivação entre os colaboradores;
  • Redução do turnover;
  • Maior produtividade e melhores resultados para a empresa.

Para isso é preciso ter uma equipe preparada no desenvolvimento e na gestão de pessoas, ou simplesmente contrate uma agência de recursos humanos para que conduza o processo da melhor maneira para você e seu negócio.

Precisando de um serviços de recrutamento e seleção ?