fbpx

logo

Quais Serviços Podem ser Terceirizados na sua Empresa? - Plenu RH

publicado em:30/04/21 11:12 AM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

A terceirização de serviços é uma forma de contratação muito utilizada por várias organizações, já que reduz custos, traz mais agilidade e melhores resultados. Mas é possível que você já tenha se perguntado: afinal, quais serviços podem ser terceirizados por uma empresa no Brasil? É um tema que ainda gera dúvidas, mas vamos esclarecer neste artigo, siga a leitura.

contador usando calculadora está entre quais os serviços podem ser terceirizados
Contador terceirizado trabalhando em escritório.

Crescimento da Terceirização no Brasil

Após a Lei nº 13.429/2017, ficou muito mais fácil terceirizar, pois as atividades-fim, ou seja, as principais para o funcionamento do negócio, também foram autorizadas a serem contratadas por terceirização. Anteriormente, somente algumas atividades podiam ser terceirizadas, as consideradas atividades-meio. Isso fez com que ainda mais empresas optassem por essa forma de contratação, onde uma prestadora de serviços atua como intermediária entre o contratante e o trabalhador, sendo a principal responsável pelo funcionário terceirizado.

Assim, já é possível contratar um departamento inteiro desta maneira, o que é muito vantajoso, pois uma empresa especializada em uma área específica já possui alta qualificação e as ferramentas necessárias para desempenhar um trabalho mais eficiente.

Quais Serviços Podem Ser Terceirizados

Atualmente é possível terceirizar qualquer atividade em um negócio, graças à nova lei da terceirização. Mas algumas funções e setores têm uma recorrência maior na procura por serviços terceirizados, por isso listamos abaixo os mais requisitados. Confira.

Recursos Humanos

É comum delegar o setor de recursos humanos, dando preferência a empresas totalmente dedicadas à área. Assim, a tomadora de serviços já não precisa se responsabilizar por todo o processo de recrutamento e seleção, treinamentos corporativos e todos os trâmites trabalhistas dos seus funcionários.

Contabilidade

O setor contábil é quem lida com balanços, gerenciamento de contas a pagar e cobranças, e tudo isso pode ser feito por profissionais terceirizados, sem que a empresa precise formar um departamento próprio.

Limpeza

Toda organização necessita de um funcionário ou de uma equipe responsável pela limpeza do local, dependendo do porte do empreendimento. Esses trabalhadores que farão a higienização do ambiente são comumente contratados de forma terceirizada.

funcionário de serviços gerais limpando o chão está entre quais os serviços podem ser terceirizados
Funcionário terceirizado de serviços gerais higienizando o ambiente

Serviços Gerais

Os serviços gerais abrangem a limpeza do local, mas também realizam outras atividades como pequenos reparos, além da manutenção interna e externa.O interessante da terceirização é que a prestadora de serviços é a responsável pela capacitação e quaisquer outras questões operacionais destes colaboradores.

Segurança

A contratação de empresas terceirizadas de segurança é muito corriqueira, pois são serviços extremamente necessários no nosso país, visando proteger funcionários, clientes e os bens da empresa. Para isso precisa-se de profissionais especialmente treinados para a função.

Administração de Condomínios

Visto que muitos síndicos assumem o cargo e têm dificuldade em lidar com a papelada e os trâmites que fazem parte da função, cada vez mais se contrata uma administração de condomínios externa. Assim, a prestadora de serviços fica encarregada de gerenciar as obrigações e processos trabalhistas, organizar assembleias, prestações de contas, entre outras funções.


Neste artigo explicamos quais serviços podem ser terceirizados e os mais procurados por empresas. A Plenu é uma empresa de recursos humanos especializada em terceirização de serviços e podemos providenciar mais eficiência e economia para o seu empreendimento. Fale conosco.



Post Tags