fbpx

logo

Dicas de Como Reter Talentos na sua Empresa - Plenu RH

publicado em:1/06/21 10:10 AM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

Atrair bons colaboradores para a empresa não basta. É preciso saber como reter talentos. Este é um grande desafio na atualidade, pois as novas gerações não permanecem por muito tempo em trabalhos em que não se sentem valorizadas e desafiadas. Além disso, são pessoas que cada vez mais prezam pela qualidade de vida e costumam estar abertas para melhores propostas.

É importante lembrar também que os processos de recrutamento e seleção demandam tempo e recurso das organizações, e se estas não implementarem estratégias de retenção dos colaboradores, seus custos serão crescentes.

Por isso, preparamos algumas dicas para lhe ajudar a manter esses talentos no seu negócio. Confira.

Estabeleça um Plano de Carreiras

Não há nada mais desencorajador para quem deseja crescer na carreira do que uma empresa sem qualquer possibilidade de ascensão. Como reter talentos dessa maneira?

Com o plano de carreiras, é traçado um caminho profissional por onde os funcionários podem percorrer na organização, definindo as competências e o tempo necessário para alcançar cada cargo ou nível de trabalho. Assim, os colaboradores saberão que existe a perspectiva de crescimento interno.

Proporcione um Bom Ambiente de Trabalho

Você deve concordar que é desagradável trabalhar onde não nos sentimos bem. E como o ambiente de trabalho também influencia na produtividade, procure incentivar a cooperação e o bom relacionamento entre a equipe. Isso pode ser construído através de confraternizações e cafés da manhã com o grupo, por exemplo.

Cultive a Cultura Organizacional

Através da comunicação interna, treinamentos e das atitudes incentivadas na empresa, a cultura organizacional deve ser estimulada em todos os níveis, dos cargos de liderança aos subordinados. Isso possibilita que os colaboradores sintam-se parte de algo maior, e que participem do desenvolvimento da organização.

equipe de trabalho reunida satisfeita com política da empresa de como reter talentos
Reunião de colaboradores entusiasmados

Estimule a Cultura de Feedback

Só é possível corrigir o que não está bom ou continuar no caminho certo se houver feedback. Críticas construtivas impedem que um profissional persista no erro e o direcionam para a melhoria e o crescimento. Já o feedback positivo, motiva e valoriza os bons resultados alcançados pelo colaborador, acentuando seu talento.

Invista em Cursos e Treinamentos Corporativos

Os treinamentos devem fazer parte do planejamento da sua empresa. Eles não só qualificam os profissionais da organização e aumentam a eficiência, também os motivam, pois percebem que estão em um ambiente que investe no seu desenvolvimento. Além disso, o treinamento corporativo é uma das formas de reforçar a cultura organizacional entre todos os colaboradores.

Incentive a Qualidade de Vida

Existem trabalhos tóxicos, não só pelo ambiente e convivência, mas também quando há mais demandas do que o funcionário consegue cumprir. Isso o obriga a trabalhar – com frequência – mais do que o período contratado, a receber solicitações fora do horário comercial, etc. Com o tempo, esse cenário pode causar frustração, ansiedade e até síndrome de burnout.

Colaboradores saudáveis e realizados desempenham melhores resultados. Mostre respeito e preocupação com a saúde física e mental dos funcionários criando boas condições de trabalho. Outra possibilidade é oferecer convênios com academias de ginástica e psicólogos, além de promover momentos de descontração no ambiente corporativo.

Esperamos que com essas dicas você perceba melhor como reter talentos na sua empresa. Se estiver necessitando de auxílio neste processo, a Plenu está à disposição para realizar recrutamento e seleção, treinamentos, eventos corporativos e consultorias. Entre em contato conosco.