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Promotor de Vendas: o que Faz e Como Ele Pode Ajudar sua Empresa

publicado em:9/06/21 4:00 PM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

Você sabia que o promotor de vendas não faz o mesmo que um vendedor? Embora suas funções às vezes sejam confundidas, eles têm papéis diferentes e ambos são muito importantes para a área comercial de uma empresa. Entenda o que faz um promotor de vendas e como ele ajuda nos negócios.

O que Faz um Promotor de Vendas?

Esse profissional trabalha no ponto de venda (PDV) promovendo os produtos e a marca de forma criativa e mais próxima do consumidor. Você deve lembrar de alguma vez que foi ao supermercado e encontrou um quiosque de degustação de um produto, ou quando foi em uma loja de eletrônicos e viu um funcionário de uma marca específica fazendo demonstração de uma televisão. Esses são alguns tipos de ação promocional, e o funcionário que trabalha nelas são promotores de vendas.

Ele será a ponte e o “rosto” da marca para quem está no local, por isso é muito importante que preste um bom atendimento e apresente os benefícios do produto aos clientes. Nesse sentido, ele acaba ajudando no trabalho do vendedor da loja, pois vai atender, dar as informações, e deixar o cliente pronto para a venda.

Outro papel do promotor é se responsabilizar pelo posicionamento do stand/expositor, arrumar os produtos para que fiquem com boa visualização, organizar o material de merchandising e ter uma boa relação com a gerência e funcionários do estabelecimento.

promotora de vendas explicando sobre produto para cliente em loja
Promotora de vendas em supermercado explicando para uma cliente sobre produto

O que um Promotor de Vendas Precisa Ter?

É interessante que esse profissional tenha algumas características, que com certeza vão ajudá-lo no desempenho da função, como organização, iniciativa, criatividade, desenvoltura e gosto por lidar com o público. Mas também é preciso um preparo anterior por parte da empresa para que ele desenvolva o trabalho da melhor maneira.

É essencial que antes da ação esse colaborador receba um treinamento adequado. Esse treinamento vai capacitá-lo com todas as informações necessárias sobre o produto, para que possa esclarecer com segurança o consumidor e tirar quaisquer dúvidas que apareçam. Além disso, o promotor irá receber técnicas de abordagem e de atendimento, para que a experiência seja agradável e cumpra sua função promocional.

E o que um Promotor de Vendas não Deve Fazer?

A atuação desse colaborador é muito importante para transmitir uma boa impressão da marca e do produto, por isso deve-se ter alguns cuidados e evitar algumas situações, como:

  • Ficar distraído, por exemplo, usando o celular, e não dar atenção ao cliente;
  • Abastecer ou organizar produtos de outra marca;
  • Abandonar o stand por muito tempo sem justificativa;
  • Deixar o stand desorganizado ou sem material de merchandising;
  • Desempenhar alguma outra atividade durante o expediente;
  • Tratar mal algum cliente.

Nós da Plenu somos especializados no recrutamento e seleção, e no treinamento de promotores de venda, preparando os melhores profissionais para criar essa proximidade entre o seu produto e o cliente final. Já atendemos grandes empresas como Nestlé, P&G, LG, Bauducco, Cerpa, Sadia, Perdigão, Bridgestone e várias outras que confiaram na nossa competência. Conte conosco para levar a melhor solução em recursos humanos.