fbpx

logo

Como Motivar a Equipe de Trabalho: 7 Dicas que Funcionam - Plenu RH

publicado em:26/08/21 2:45 PM por: Bruna Cecílio GeralNotícia

Uma empresa que quer crescer e seguir prosperando precisa investir na retenção de talentos, ou seja, atrair e manter seus bons colaboradores. Para isso, é essencial mantê-los satisfeitos e motivados, ou os resultados caem e pode-se até perder funcionários. Mas como motivar a equipe de trabalho?

Preparamos 7 dicas para deixar o entusiasmo do seu time lá em cima. Continue lendo e confira!

7 Dicas de Como Motivar a Equipe de Trabalho

Uma equipe motivada vale ouro! Quando um negócio pode contar com a dedicação e lealdade dos seus funcionários, ele torna-se mais forte e os colaboradores mais felizes.

Ao líder, cabe usar as ferramentas que estão ao seu alcance para tal resultado. Siga essas dicas para ter colaboradores mais entusiasmados e realizados.

1 – Crie uma Cultura de Feedback

Seja positivo ou negativo, dê um retorno aos seus colaboradores. A falta de feedback pode passar a sensação de indiferença do gestor pela equipe, e como motivar a equipe dessa forma?

O feedback positivo vai deixá-los satisfeitos e ainda mais motivados a desenvolver sua função. Já o negativo, deve ser feito de forma construtiva, jamais para humilhar, e, assim, pode ajudar o funcionário a saber no que precisa melhorar.

2 – Cultive um Ambiente de Trabalho Agradável

Não há quem produza bem em um local onde todos estão estressados, tensos, e com a moral baixa. Relacione-se bem com a equipe, saiba ouvir e como falar.

Imagine um gestor que chama a atenção dos colaboradores de forma grosseira e na frente de todos. Com certeza isso vai produzir o oposto de bons resultados.

Além disso, invista em móveis confortáveis e ergonômicos, em uma boa decoração e até em itens de descontração para os momentos de intervalo.

3 – Estabeleça Metas Alcançáveis

Tenha metas bem definidas e realistas e divida com a equipe. Isso vai nortear as ações de todos e tornará possível o reconhecimento e as celebrações quando os objetivos forem alcançados.

Colaboradores fazendo cumprimento de união em empresa que sabe como motivar a equipe
Equipe unida e motivada gera mais resultado para as empresas.
Imagem por RawPixel.com

4 – Reconheça o Esforço

Reconhecer o empenho da equipe ou de um funcionário específico é essencial! É recompensador para quem fez um bom serviço, e vai ser um estímulo para manter a produtividade no trabalho. Do contrário, os colaboradores podem sentir que não vale a pena se empenhar, afinal não são reconhecidos por isso.

5 – Invista em Treinamento Corporativo para colaboradores

Essa é uma ótima forma de como motivar a equipe. Os cursos e treinamentos corporativos capacitam o funcionário, e isso é bom não só para o próprio, mas também para a empresa, que terá um colaborador mais preparado e atualizado.

Outro detalhe é que isso faz com ele perceba-se como parte importante da organização, que se interessou em investir na sua melhoria.

6 – Promova a Comunicação Interna e Mostre Interesse

Estabeleça um diálogo com a equipe, permitindo que ideias e sugestões da parte deles também cheguem até você. Da mesma forma, comunique-se sobre o que considera importante e o que espera do grupo, e verifique se estão precisando de algum apoio ou orientação.

Além disso, não seja indiferente à vida dos colaboradores. Isso não quer dizer perder limites entre a vida pessoal e o trabalho, mas sim demonstrar interesse legítimo pelo bem estar de todos e pelo que eles têm a dizer.

7 – Promova a Cooperação e o Trabalho em Equipe

A cooperação mútua e o trabalho em equipe são muito mais vantajosos do que um clima de competitividade e desconfiança. Promova momentos de interação entre os colaboradores, seja durante tarefas, seja em momentos informais de confraternização. Afinal, como diz o velho ditado: “a união faz a força”.

Você já praticava todas essas dicas de como motivar a equipe? Experimente e sinta a diferença no dia a dia!