Ícone do site Plenu RH

O que é Treinamento Corporativo e qual a sua Importância para as Empresas

Você deve concordar que um negócio só pode crescer e ter sucesso com o apoio de colaboradores capacitados e dedicados ao que fazem. Outro ponto é que as empresas percebem cada vez mais que, para manter os bons funcionários, é preciso mais do que oferecer um salário justo com benefícios. E para ajudar a solucionar essas e outras questões, existe o treinamento corporativo.

Vamos explicar melhor o que é e como ele pode ajudar a sua organização a alçar vôos mais altos. Para isso, continue a leitura.

Colaboradores recebendo treinamento.

O que é Treinamento Corporativo ?

Esse recurso é um conjunto de aulas teóricas e práticas ministradas para uma equipe ou um funcionário de forma individual, com o objetivo de desenvolver novas habilidades ou aprimorar as que já existem, além de trabalhar a motivação e a cultura organizacional.

Para isso, será elaborada uma metodologia específica para abordar e transmitir o conhecimento da forma mais eficaz, de acordo com o objetivo da organização, o perfil dos colaboradores que serão treinados e da área em que atuam.

O treinamento pode ter uma abordagem técnica ou comportamental com o propósito de melhorar o desempenho do trabalhador na execução das tarefas e impulsionar o seu desenvolvimento. Assim, por exemplo, o foco pode ser capacitar um funcionário para realizar uma ação promocional de vendas específica, ou para desenvolver a criatividade, a oratória e a motivação.

Tudo depende das necessidades da organização e isso vai ser definido junto da empresa especializada para fazer o treinamento, que realizará um diagnóstico da situação.

Importância do Treinamento Corporativo para Empresas

Assim como a terceirização de serviços, o treinamento empresarial é mais uma ótima estratégia para o desenvolvimento de um negócio.

Esse é um investimento que trará retorno ao seu negócio desde o curto prazo, já que, além das novas habilidades, seus colaboradores ganham uma boa dose de motivação. E um bom ambiente de trabalho e funcionários qualificados vão gerar melhores resultados como consequência. Além disso, evita investimentos futuros em recrutamento e seleção por conta da desistência de colaboradores ou por erros operacionais.

Confira com mais detalhes algumas das vantagens que ele proporciona à empresas:

Aumento da motivação no trabalho

Os colaboradores sentem que são valorizados e importantes à organização, pois ela está investindo na sua capacitação. Além disso, quando se aprende algo novo, queremos colocar tudo em prática e nos sentimos mais confiantes no que fazemos. Tudo isso contribui para uma maior motivação no trabalho.

Capacitação dos funcionários

O treinamento traz novos conhecimentos e habilidades, aperfeiçoando a qualidade do serviço desenvolvido por cada trabalhador. Isso pode refletir em maior agilidade e eficiência, melhor atendimento ao cliente ou mais capricho na produção de um produto ou serviço.

Maior integração à cultura organizacional

Através do treinamento corporativo também é possível trabalhar a assimilação da cultura organizacional no corpo funcional, alinhando objetivos e transmitindo e treinando os colaboradores a adotarem os valores da empresa no dia a dia

Melhoria no relacionamento interpessoal entre o corpo funcional

O treinamento coletivo promove uma maior interação entre os membros da equipe, que podem se conhecer melhor e “quebrar o gelo”. Também possibilita que profissionais de diferentes setores compreendam o que cada um desempenha e a importância de atuarem em conjunto em torno dos objetivos da empresa.

Colaboradores recebendo qualificação profissional.

Melhor trabalho em equipe

Com a melhoria do relacionamento entre os colaboradores e a maior clareza de todos sobre as metas corporativas, os trabalhos em equipe tendem a ser mais harmônicos e com foco na mesma direção.

Aumento da satisfação do empregado

É muito bom quando trabalhamos em um lugar que nos traz realização, concorda? E isso acontece quando temos motivação, metas claras e um bom ambiente organizacional. É o que o treinamento corporativo pode proporcionar aos seus colaboradores quando bem planejado e feito com a frequência adequada.

Retenção de talentos e redução de turnover

Colaboradores motivados, que se sentem valorizados e entendem seu papel na empresa, dificilmente irão querer sair dela. Ou seja, investir em treinamento empresarial pode fazer a organização economizar em novos processos de recrutamento e seleção, pois irá conseguir reter mais os seus talentos.

Redução de erros e de desperdício

Com a capacitação, os colaboradores são mais preparados e desenvolvem um serviço melhor, reduzindo a chance de erros e consequentemente de desperdício na empresa.

Maior produtividade

Naturalmente, sentindo-se valorizados, motivados e em um bom ambiente de trabalho, os funcionários tendem a trabalhar com mais foco em metas, sabendo o que é esperado deles, e com mais qualidade.

Melhores resultados organizacionais

Trabalhadores motivados, satisfeitos, capacitados, imersos na cultura organizacional e com bom relacionamento interpessoal vão produzir mais e melhor. E isso vai ser refletido nos resultados gerais da organização, que devem vir superiores e mantendo seus talentos no time.

Vantagens do Treinamento Corporativo para Funcionários

Quem não quer trabalhar em uma organização que investe na qualificação do seu quadro de pessoal? Afinal o conhecimento é um bem que, após adquirido, não se tira mais. E funcionários satisfeitos trabalham muito melhor e ajudam a formar um ambiente organizacional agradável para todos.

Por isso, o treinamento empresarial não auxilia somente a empresa, mas também traz uma série de benefícios aos colaboradores, como:

Imagem por mego-studio
Equipe de trabalho em sala de aula recebendo treinamento.

Como Planejar um Treinamento Corporativo?

Para ter sucesso, é preciso ter alguns cuidados no planejamento e execução dessa técnica. São quatro etapas básicas:

Diagnóstico

É a fase inicial, onde se vai pesquisar e analisar as necessidades da empresa e de cada um dos seus setores, tomando nota dos pontos fortes e fracos a serem trabalhados.

Planejamento

É o momento de traçar o plano de acordo com os objetivos a serem alcançados, definindo o orçamento, o conteúdo, as dinâmicas e os métodos a serem utilizados.

Implementação

Aqui é a etapa em que se deve motivar e convidar os funcionários a participarem do treinamento, e implementá-lo de fato.

Mensuração

Por fim, é interessante mensurar se a capacitação fez a diferença na vida de cada colaborador. Isso pode ser feito através de uma pesquisa com os participantes, verificando a taxa de abandono do treinamento e acompanhando os resultados seguintes da empresa.

Agora que você sabe o que é treinamento corporativo e as vantagens para empresas e funcionários, sobram razões para implementá-lo na sua organização, afinal ele melhora os seus resultados e a satisfação dos trabalhadores. Procure uma empresa qualificada e com credibilidade no mercado para diagnosticar suas necessidades e realizar a melhor capacitação aos seus colaboradores. Entre em contato conosco e agende uma avaliação.

Sair da versão mobile